x
Logotipo Cristália
English

História

Tudo começou no início dos anos 70, quando um grupo de médicos fundou uma Clínica de Repouso em Itapira, interior de São Paulo. Para suprir as necessidades da clínica com medicamentos, decidiram criar um laboratório. Com uma capacidade produtiva superior às necessidades internas, começaram a vender o excedente. Assim nasceu o Cristália.

Pautado pela inovação, o Cristália, desde cedo, trilhou o caminho da pesquisa. Em 1976, ao produzir o haloperidol - um poderoso antipsicótico - tirou das mãos de uma multinacional o monopólio do produto. Com isso, reduziu seu preço e passou a vendê-lo para a Central de Medicamentos do Ministério da Saúde, fazendo com que chegasse a milhares de brasileiros.

A vocação para a psiquiatria ficou evidente entre os fundadores. Prova disso é a Clínica de Repouso, Cristália, referência e uma das maiores desse segmento na América do Sul, com 600 leitos. Em dezembro de 2001, 25% dos medicamentos produzidos pelo Cristália eram dedicados a essa especialidade.

O maior produtor de anestésicos da América Latina

Depois de lançar medicamentos de uso psiquiátrico, o Cristália voltou suas atenções para a anestesia. E não foi uma escolha aleatória. Como a empresa havia focado o segmento hospitalar, decidiu concentrar esforços em produtos essencialmente hospitalares: anestésicos e adjuvantes. Hoje, atende mais de 4 mil estabelecimentos hospitalares.

Atualmente, o Cristália é o maior produtor de anestesia de toda a América Latina. A empresa produz os quatro anestésicos inalatórios mais consumidos no mundo, assim como os três principais anestésicos de bloqueio. É também o maior fabricante de dois dos relaxantes musculares mais utilizados e de todos os narcoanalgésicos disponíveis, como morfina e meperidina.

Outro produto especialmente importante para a anestesiologia brasileira é o dantrolene, o único agente que combate o pesadelo do anestesiologista: a hipertermia maligna. Primeiro, o Cristália importou e hoje o fabrica.

Há 42 anos no mercado brasileiro, o Laboratório Cristália é um Complexo Farmoquímico, Farmacêutico, Biotecnológico e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Com capital 100% nacional, é a única empresa farmacêutica brasileira que realiza a cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula, até o produto final.

O Laboratório Cristália conta hoje com aproximadamente 2500 colaboradores em suas unidades de Itapira – interior - capital de São Paulo. Leia mais.

Voltar